Chegou ao fim nesta segunda-feira (29) o rosário da quaresma de São Miguel Arcanjo, conduzido pelo sacerdote católico Frei Gilson. Durante 40 dias, o religioso reuniu milhões de fiéis em transmissões pela internet, realizadas sempre às 4h da madrugada.
Segundo dados das redes sociais do frei, entre 1,7 milhão e 2,5 milhões de pessoas participaram diariamente das rezas. No primeiro encontro, em 15 de agosto, mais de 4,2 milhões acompanharam a oração pelo YouTube.
A quaresma de São Miguel ocorre todos os anos entre 15 de agosto e 28 de setembro, véspera da festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Reconhecido pelo Vaticano como o “príncipe que luta contra o mal e defende a fé e a Igreja”, São Miguel é celebrado pelos fiéis com jejuns, penitências e consagrações.
Além das transmissões virtuais, os devotos também se reúnem em igrejas para acender velas, rezar e prestar homenagens ao arcanjo. O horário escolhido para o rosário, às 4h, é considerado pelos cristãos um momento especial de disciplina espiritual e penitência.