O alistamento militar nas Forças Armadas terá início em 1° de janeiro de 2026. A inscrição é obrigatória para homens e, pelo segundo ano consecutivo, aberta de forma voluntária para mulheres que completam 18 anos no mesmo ano.
As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio da página do Alistamento On-line, incluindo brasileiros residentes no exterior, ou presencialmente, a partir de 2 de janeiro, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência. O prazo final para se alistar é 30 de junho.
Para o serviço militar feminino, estão disponíveis 1.467 vagas, distribuídas entre o Exército (1.010), a Aeronáutica (300) e a Marinha (157). Essas oportunidades abrangem 145 municípios de 21 estados e do Distrito Federal.
Os alistados passarão por etapas que incluem seleção geral, designação, seleção complementar e, por fim, incorporação ou matrícula. Os jovens inscritos serão incorporados no início de 2027, com atividades que duram um ano, podendo ser prorrogadas a cada 12 meses por até oito anos, caso haja vagas, interesse do alistado e aprovação das Forças Armadas.
De acordo com o Ministério da Defesa, o alistamento não garante ingresso na carreira militar. Após o cumprimento do serviço obrigatório, o vínculo com as Forças Armadas é encerrado automaticamente.
Quem desejar seguir carreira militar precisará participar de processos seletivos específicos, como concursos ou cursos de formação. Todas as informações sobre essas oportunidades estão disponíveis nos sites oficiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

