Consolidado como o maior evento independente de música e artes de Alagoas, o Festival Carambola 2025 tem a expectativa de reunir mais de 5 mil pessoas em uma celebração dedicada à arte e à diversidade nordestina e brasileira. O festival, que é promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), inicia neste sábado (1º) e deve movimentar mais de R$ 6 milhões na economia, além de gerar cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos.
A expectativa é de que 34% do público era formado por turistas vindos de 18 estados brasileiros, registrando crescimento de 11,7% em relação à edição de 2024. No ano passado, cada visitante gastou, em média, R$ 1.200, fortalecendo setores como hotelaria, bares e restaurantes.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, ressalta o impacto econômico do festival. “Para além da promoção da cultura alagoana, o Festival Carambola gera impactos positivos na geração de emprego e renda e impulsiona a economia do estado.” Ela destacou que, com o incentivo do Governo de Alagoas, a Setur patrocina o evento, que fortalece o turismo cultural do Destino Alagoas.
Em sua 9ª edição, o Festival Carambola promoveu ações voltadas à diversidade, representatividade e sustentabilidade, reunindo feira de artesanato, gastronomia regional e manifestações culturais tradicionais. As iniciativas de educação financeira, doação de alimentos, acessibilidade e inclusão beneficiaram mais de 3.500 pessoas.
Neste ano, o festival homenageia o Rio São Francisco, destacando sua riqueza natural e cultural. O Velho Chico foi retratado como fonte de vida, inspiração artística e palco de tradições populares. A curadoria e identidade visual do evento seguiram os fluxos do rio, reforçando o alerta para sua preservação.








 
			 
			




