O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, cotado como favorito para suceder Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), estava ao lado do presidente Lula quando o magistrado anunciou sua aposentadoria, na tarde desta quinta-feira (9/10).
Messias acompanhou Lula em uma agenda de compromissos na Bahia. A dupla participou da inauguração da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, e também do anúncio de investimentos da Petrobras em Maragogipe.
A proximidade de Messias com o presidente foi evidenciada pela viagem no avião presidencial. Durante os eventos na Bahia, o ministro sentou-se ao lado dos senadores Angelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA), reforçando a sua presença no círculo mais próximo do Executivo. A previsão é que o ministro retorne a Brasília no mesmo voo de Lula.
A vaga no STF, aberta pela aposentadoria de Barroso, marca a terceira indicação que Lula fará neste mandato. Além de Jorge Messias, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também está cotado para o cargo e conta com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A intensa movimentação reforça a importância da escolha e a disputa nos bastidores do Planalto.

