A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou neste fim de semana uma farmácia localizada na Gruta de Lourdes após constatar irregularidades sanitárias graves no estabelecimento.
Segundo a fiscalização, a farmácia funcionava sem farmacêutico responsável durante todo o horário de funcionamento, prática proibida por lei. Além disso, os fiscais encontraram o armário de medicamentos controlados aberto, com a chave em posse de um balconista, o que representa risco à segurança da população.
O estabelecimento também realizava atendimento exclusivamente por delivery, procedimento proibido pela RDC nº 44/2009 da Anvisa.
“Procedemos com a interdição para reduzir os riscos à saúde da população. Essas práticas são crime previsto em lei e os proprietários serão responsabilizados”, afirmou Airton Santos, da Vigilância Sanitária de Maceió.
A farmácia terá 90 dias para se adequar à legislação e solicitar a desinterdição. Em caso de reincidência, os proprietários podem receber multa que varia de R$ 180 a R$ 38 mil, além de responderem a processo administrativo pelas infrações constatadas.

