As famílias de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, que tiveram suas casas destruídas pela forte tempestade que atingiu a região na sexta-feira (7), receberão auxílio de até R$ 50 mil para reconstrução das moradias. O anúncio foi feito pelo governo estadual, que destinou R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para atender os atingidos.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, os recursos serão repassados diretamente às famílias. A proposta foi enviada à Assembleia Legislativa no sábado (8) e aprovada em regime de urgência no domingo (9).
Além do apoio às famílias, o governo também autorizou a reconstrução das escolas destruídas pelo temporal. Por conta dos danos nas unidades de ensino, as provas do Enem precisaram ser adiadas na região.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), três tornados foram registrados durante a tempestade. Em Rio Bonito do Iguaçu, o fenômeno atingiu categoria F3, com ventos de até 250 km/h, destruindo cerca de 90% da área urbana. As milhares de pessoas desabrigadas estão sendo acolhidas em abrigos montados pela prefeitura.
Outros dois municípios, Turvo e Guarapuava, também registraram tornados, classificados como de categoria F2, com ventos de menor intensidade, mas que também provocaram estragos significativos.













