O esperado dia chegou para Douglas Rocha Almeida, 31 anos. Nesta terça-feira (20/1), ele tomou posse como o mais novo diplomata do Brasil. A cerimônia ocorre nesta tarde, no Instituto Rio Branco, em Brasília (DF).
A história de Douglas foi revelada pelo Metrópoles e emocionou o país. Ex-garçom, filho de uma diarista e um pedreiro, ele chegou a conhecer pessoalmente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após a repercussão da história. No encontro, que aconteceu na semana passada, Douglas e sua mãe, Dona Cida, conheceram também a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
No concurso, considerado um dos mais difíceis do Brasil, Douglas competiu com 8.861 inscritos, que disputaram 50 vagas, resultando em uma demanda de cerca de 177 candidatos por oportunidade. Agora, como terceiro-secretário da carreira de diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), ele receberá remuneração inicial de mais de R$ 22 mil.
De família humilde, ele começou a trabalhar cedo. Dos 15 aos 27 anos, atuou como garçom em restaurantes, casas de festa infantis e eventos em geral, mesmo quando já tinha diploma de mestrado em Segurança e Defesa Internacional (além disso, ele tem formação superior em Letras/Espanhol e Relações Internacionais).
A mãe, Cida, mineira que deixou a cidade de São Francisco aos 13 anos para trabalhar como empregada doméstica em Brasília, é diarista ainda hoje.

