
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (22) que os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas terão sua pré-inscrição automática garantida para a edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida visa facilitar o processo de inscrição e estimular a participação dos alunos.
Em sua publicação nas redes sociais, Camilo Santana destacou que a principal proposta da ação é simplificar a inscrição e incentivar mais jovens a participarem do exame. Ele orientou os alunos a acessarem a Página do Participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para confirmar sua inscrição e escolher entre as opções de prova de línguas: inglês ou espanhol.
Além disso, os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas terão direito à isenção da taxa de inscrição, o que representa uma importante medida de inclusão.
Certificação do ensino médio para jovens maiores de 18 anos
Outra novidade anunciada por Camilo Santana é que participantes do Enem com mais de 18 anos, que ainda não completaram o ensino médio, poderão novamente utilizar o exame para obter a certificação de conclusão dessa etapa da educação básica. Essa possibilidade havia sido suspensa em 2017, quando o Enem passou a ser utilizado exclusivamente para a seleção para o ensino superior.
Até 2016, os participantes que atingissem a pontuação mínima nas áreas de conhecimento e na redação do Enem podiam usar o exame para obter o diploma de conclusão do ensino médio. Após a mudança, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) passou a ser a ferramenta oficial para a certificação de jovens e adultos que não completaram o ensino fundamental ou médio.
Detalhamento e inscrições
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as informações completas sobre o Enem 2025, incluindo o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento, serão divulgadas em um edital específico, a ser publicado na noite desta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União.
As inscrições para o Enem começam oficialmente na próxima segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente por meio da Página do Participante no site do Inep.