As chuvas que atingem Maceió, a região metropolitana e a Zona da Mata fizeram com que a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Spden/Semarh) divulgasse um estado de atenção. A previsão meteorológica indica que o período chuvoso deve continuar ao longo desta terça-feira (5).
Equipes já estão em campo monitorando as condições climáticas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo em todo o estado. Segundo as análises mais recentes, há possibilidade de pancadas de chuva intensas, acompanhadas por rajadas de vento em pontos isolados. A metade norte do litoral, que inclui a região metropolitana de Maceió e a Zona da Mata, pode ser a mais afetada pelo volume acumulado.
De acordo com a Spden/Semarh, a atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera sobre o Oceano Atlântico, próximo à costa leste do Nordeste, tem favorecido a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis. Por isso, é prevista chuva de intensidade fraca a moderada em Alagoas, com atenção especial para o litoral e região metropolitana.
Os riscos de destelhamentos, queda de árvores e placas mal fixadas aumentam devido às rajadas de vento previstas. Além disso, as pancadas podem ocasionar alagamentos em locais que possuem sistemas de drenagem urbana deficitários, alertam as autoridades.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais continua acompanhando de perto as condições sinóticas, e novas atualizações poderão ser divulgadas a qualquer momento. Caso haja intensificação das chuvas e aumento dos volumes previstos, um alerta meteorológico será emitido para a população.
Rios e lagunas
Os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas monitorados em Alagoas continuam sendo acompanhados de forma constante pelas autoridades responsáveis.
Até às 7h desta terça-feira (5), o Rio Jacuípe, localizado na cidade que leva o mesmo nome, apresentava nível de atenção classificado como “cheia”, embora permanecesse estável.
Por sua vez, o Rio Mundaú, na cidade de Santana do Mundaú, registrava aumento no nível das águas, mas sem que houvesse necessidade de emitir alerta de atenção até o momento.