Políticos e influenciadores de esquerda estão convocando manifestações em todo o Brasil para o próximo domingo, 21 de setembro. O objetivo é pressionar o Congresso para que a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro não avance. Os protestos estão marcados para começar a partir das 9h em diversas capitais.
A urgência para a votação do projeto de anistia foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (17), com 311 votos favoráveis. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi nomeado relator da proposta.
O texto em discussão prevê anistia para os condenados por manifestações políticas desde 30 de outubro de 2022. No entanto, o próprio relator já sinalizou que pode mudar o parecer, alterando as penas em vez de conceder anistia total, e excluir o ex-presidente Jair Bolsonaro da medida.
Apesar do avanço, há divergências sobre o projeto. Bolsonaristas defendem que a anistia deve ser ampla e irrestrita, enquanto o relator sugere um texto mais restrito. A expectativa é que a proposta seja votada no plenário da Câmara nas próximas duas semanas.
Veja os locais de manifestação em algumas cidades:
NORDESTE
Fortaleza: 15h30 – Estátua de Iracema Guardiã
Recife: 14h – Rua da Aurora
Salvador: 9h – Morro do Cristo
Aracaju: 16h – Praia da Cinelândia
SUDESTE
Rio de Janeiro: 14h – Posto 5 de Copacabana
São Paulo: 14h – MASP
Belo Horizonte: 9h – Praça Raul Soares
CENTRO-OESTE
Brasília: 9h – Museu da República
Goiânia: 16h – Praça Universitária
SUL
Curitiba: 14h – Boca Maldita
Porto Alegre: 14h – Redenção