Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quarta-feira, 17 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Escolha de Lira atrapalha volta de Jó Pereira ao cenário eleitoral em 2026
    Municípios

    Escolha de Lira atrapalha volta de Jó Pereira ao cenário eleitoral em 2026

    2025-07-25T11:56:47-03:000000004731202507

    A escolha de Arthur Lira de lançar o filho, Álvaro Lira, como candidato a deputado federal em 2026 dificulta o retorno de Jó Pereira ao cenário eleitoral. Sem mandato desde 2023, ela enfrenta obstáculos para definir um novo caminho político.

    Em 2022, Jó Pereira deixou a Assembleia Legislativa para ser vice na chapa de Rodrigo Cunha. Com a derrota, assumiu a secretaria de educação de Maceió, mas não manteve a mesma visibilidade que tinha como deputada.

    A ex-deputada ficou fora da eleição municipal em São Miguel dos Campos, onde tinha forte apoio. Para 2026, as alternativas seriam voltar à ALE, ocupando a vaga de Fernando Pereira, ou disputar a vaga deixada por Lira na Câmara Federal.

    O bom desempenho de Fernando Pereira e a pré-candidatura de Álvaro Lira reduziram as opções de Jó Pereira. A possibilidade de candidatura independente é considerada improvável por aliados, tornando indefinido seu futuro político.

    No dia 17 de julho, em clima descontraído, Lira confirmou sua pré-candidatura ao Senado durante evento realizado em Anadia, interior de Alagoas. O parlamentar participou das comemorações pelos 224 anos do município, acompanhado do filho, Álvaro Lira, e de aliados políticos.

    Aliado histórico do ex-prefeito Celino Rocha e do atual gestor municipal, Victor Rocha, Lira reforçou seu compromisso com a cidade e afirmou que seu filho deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, atualmente ocupada por ele.

    A confirmação ocorre em meio à movimentação política para as eleições de 2026. Pesquisa do Instituto Falpe, divulgada no dia 18, mostra Lira com 28% das intenções de voto para o Senado, atrás de Renan Calheiros (33%) e à frente de Alfredo Gaspar (23%) e Davi Filho (22%). O levantamento ouviu 2.482 pessoas em 40 municípios alagoanos entre os dias 5 e 15 de julho.

    Em cenário com o nome do prefeito de Maceió, JHC, na disputa pelo Senado, Lira aparece com 25%, novamente atrás de Renan (30%) e seguido de perto por JHC (24%).

    O índice de rejeição a Arthur Lira é de 8%, segundo a mesma pesquisa. Já para o governo do estado, o levantamento aponta empate técnico entre Renan Filho (42%) e JHC (39,5%).

    A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.

    Fonte: Jornal Extra

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.