
Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 têm até sexta-feira, 27 de junho, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, fixada em R$ 85. O prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.
O pagamento é obrigatório para os participantes que não obtiveram isenção da taxa e desejam garantir sua participação na prova. Alunos da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 são isentos automaticamente, e, por isso, não têm boleto gerado pelo sistema.
A taxa pode ser quitada de diversas formas: por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. No caso do Pix, o sistema disponibiliza um QR Code diretamente no boleto. Todas as opções estão disponíveis na Página do Participante, acessível com o CPF e a senha cadastrada.
É importante que o pagamento seja realizado até as 23h59 da sexta-feira (27), conforme o horário de Brasília. Após esse horário, o sistema será fechado e a inscrição será automaticamente cancelada para quem não tiver concluído a etapa.
Provas em novembroAs provas do ENEM 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. No entanto, em algumas cidades do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba —, o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para ocorrer em novembro no estado.
O ENEM é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado nos programas Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito por universidades internacionais como critério de admissão.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Inep: enem.inep.gov.br.