A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington, está prevista para acontecer na segunda metade de março. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty.
De acordo com interlocutores do governo brasileiro, foi sugerido à Casa Branca que o encontro ocorra na semana do dia 15 de março. Até o momento, porém, a reunião ainda não foi oficialmente confirmada.
Nos últimos meses, houve uma reaproximação entre os dois governos. Em 31 de janeiro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para tratar dos temas que deverão integrar a pauta do encontro e alinhar detalhes da possível agenda entre os presidentes.
A relação entre Lula e Trump passou por momentos de tensão no início do atual cenário político, com episódios envolvendo tarifas e sanções comerciais. Entretanto, durante evento realizado em São Paulo nesta terça-feira (10), o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que, após um começo “conturbado”, os dois países conseguiram superar divergências e ampliar os canais de diálogo.

