Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quinta-feira, 18 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Embaixador diz que Zambelli pode ser presa “a qualquer momento” na Itália
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Embaixador diz que Zambelli pode ser presa “a qualquer momento” na Itália

    2025-06-13T09:00:34-03:000000003430202506

    A possibilidade de prisão da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi confirmada pelo embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar o pedido de extradição às autoridades italianas. Em entrevista à GloboNews nessa quinta-feira (12), o diplomata afirmou que “ela poderá ser presa a qualquer momento”.

    “Há uma mobilização para deter a deputada, porque ela está na lista vermelha de difusão da Interpol. As autoridades judiciais italianas acataram o pedido e, hoje, ela poderá ser presa a qualquer momento”, disse o diplomata.

    O embaixador esclareceu que, segundo as leis italianas, não há uma operação em curso nem mandado de busca para prender Carla Zambelli. No entanto, destacou que a parlamentar não pode ser detida em locais considerados invioláveis, como residências ou quartos de hotel. Fora desses ambientes, porém, a prisão pode ocorrer a qualquer momento.

    “Há um mandado de prisão provisória para fins extradicionais que é o mandado a partir do pedido da Interpol solicitado pelo governo brasileiro, que foi referendado pelas autoridades judiciais italianas”, disse.

    Entenda o pedido de extradição de Zambelli

    Condenada a dez anos de prisão por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a deputada licenciada Carla Zambelli deixou o Brasil com destino inicial aos Estados Unidos e, posteriormente, à Itália — país do qual possui cidadania.

    O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou, na terça-feira (11), um pedido formal de extradição ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O processo seguiu para o Itamaraty e foi enviado à Embaixada do Brasil na Itália, onde foi aceito pelas autoridades italianas.

    Na Itália, o deputado Angelo Bonelli, do Partido Europa Verde, intensificou a pressão sobre o governo local para que Zambelli seja extraditada. Bonelli já havia se manifestado anteriormente em favor do retorno da parlamentar ao Brasil para cumprir a pena.

    Além disso, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), bloqueou os salários de Zambelli nessa quinta-feira (12), atendendo a um pedido do ministro Alexandre de Moraes, que também decretou sua prisão preventiva após sua saída do País.












    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.