O deputado federal Marx Beltrão (PP) prestigiou ao lado do prefeito João Victor na noite de quarta-feira (8) a abertura da 29ª Vaquejada de Viçosa, realizada no Parque Antônio Rouco. O evento, um dos mais tradicionais de Alagoas e do Nordeste, celebra a prática que é ao mesmo tempo um esporte competitivo e uma festa cultural, caracterizando-se por suas regras rigorosas e seu impacto na identidade cultural de muitas regiões do Brasil, especialmente a nordestina.
Defensor da vaquejada e dos esportes equestres, Beltrão integrou o grupo de parlamentares da Câmara dos Deputados que aprovou em 2019 a lei regulamentadora das práticas de vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil. Em Viçosa, Marx voltou a afirmar a importância desta manifestação esportiva regional presente em diversos municípios de Alagoas e que, por meio de eventos com grande número de participantes, mobiliza economias locais e gera empregos e renda.
“Esta 29ª Vaquejada de Viçosa é um evento que celebra a nossa cultura nordestina e mantém viva esta tradição que tanto nos orgulha. É uma honra defender em Brasília melhores condições para que esse esporte, símbolo da força e da identidade do nosso povo, continue crescendo. Estarei sempre à disposição da população de Viçosa e de toda a região, trabalhando pelo que nos une e nos representa. Gostaria de agradecer a todos os organizadores, vaqueiros e ao público presente e, também, ao prefeito João Victor, que tanto estimula esta linda festa”, disse Marx.
A vaquejada envolve vaqueiros treinados que montam cavalos com o objetivo de derrubar um boi dentro de uma pista demarcada. O esporte segue regras específicas para garantir a segurança e a integridade dos animais. Cada competição é regida por regulamentos que estipulam como deve ocorrer a conduta dos vaqueiros e cuidados com os cavalos e gado. As competições são organizadas e julgadas por uma comissão especializada. Pistas bem preparadas e adequadas são essenciais para garantir a segurança e o sucesso do evento.