De acordo com o Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o estado de Alagoas registrou, até setembro de 2025, 3.442 casos de violações contra a mulher. Essas ocorrências envolvem situações como maus-tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas. No entanto, desse total, apenas 429 denúncias foram formalizadas por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).
Na capital Maceió, os números também chamam atenção: 1.193 violações foram contabilizadas e somente 154 denúncias foram registradas oficialmente. Especificamente no mês de setembro, 466 casos foram registrados em Alagoas, sendo 222 apenas em Maceió, conforme dados atualizados até o dia 30/09/2025.
Para a professora e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Ma. Keler Mendes, a divulgação desses dados é essencial para ampliar o debate social e conscientizar a população. Ela afirma que falar sobre o tema incentiva as vítimas a denunciarem e orienta a sociedade sobre como agir diante das violações.
A docente destaca que a violência contra a mulher é um problema grave que precisa ser combatido com informação e rede de apoio. “Essa discussão ajuda na identificação de comportamentos abusivos, promove empatia entre as vítimas e orienta sobre os canais de denúncia disponíveis”, reforça a advogada.
Entre as orientações repassadas, a professora lembra que, em situação de risco, a mulher pode ligar para o número 190 (Polícia Militar) e simular um pedido de delivery, como forma de pedir ajuda discretamente. Além disso, qualquer pessoa pode registrar denúncias pelo número 180 (Central de Atendimento à Mulher). Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) oferecem atendimento, acolhimento e podem conceder medidas protetivas de urgência. No estado de Alagoas, há três DEAMs – duas em Maceió e uma em Arapiraca. Em cidades onde não há unidades especializadas, qualquer delegacia pode receber a denúncia, e também é possível registrar queixas por canais digitais.
1ª Delegacia da Mulher: no Complexo de Delegacias Especializadas, em Mangabeiras (82-3315-4976) – funciona 24 horas por dia;
2ª Delegacia da Mulher: no Salvador Lyra, Rua Antônio Souza Braga (3315-4327) – funciona de 8h às 18h;
Delegacia da Mulher de Arapiraca: na Rua São Domingos, no Centro (3521-6318) – 8h às 18h.
Central de Flagrantes I
A Central de Flagrantes I, localizada na Avenida Fernandes Lima, funciona de forma ininterrupta, 24 horas diariamente. Nela, há o Núcleo de Atendimento a Mulher, que atende casos de violência doméstica e sexual. O telefone para atendimento é (82) 3315-1970.