O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está subindo o tom de seus discursos e entrando no “modo eleição”, dando amostras de como será a temperatura da disputa de 2026. O petista afinou detalhes de comunicação, está criticando adversários e planeja, para os próximos dias, iniciativas com grande apelo popular, mirando conquistar o eleitorado para a reeleição.
Lula em “modo eleição”
- Em meio ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente comandou uma reunião ministerial que, em grande parte, ficou concentrada em temas externos.
- Durante o encontro, foi divulgado o novo slogan da gestão: Governo do Brasil/Do lado do povo brasileiro.
- Já na próxima semana, o petista pretende turbinar as apostas para 2026, com o lançamento do Gás do Povo, que vai distribuir botijões gratuitos para a população de baixa renda, e a aprovação do projeto de isenção do Imposto de Renda.
- Em outra frente, Lula passou a tratar, abertamente, presidenciáveis como adversários, ao fazer críticas contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG).
No início da semana, o chefe do Planalto reuniu ministros para alinhar as prioridades na reta final de governo. Em discurso a auxiliares, o petista falou sobre assuntos internacionais, como a guerra na Ucrânia e o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em tom “patriota”, Lula e sua equipe usaram bonés que estampavam frase “O Brasil é dos Brasileiros”.
O governo também usou a oportunidade para apresentar o novo slogan da gestão: Governo do Brasil/Do lado do povo brasileiro. A ideia central do mote é transmitir valores ligados à soberania brasileira, justiça social e o cuidado do governo com a população. Na avaliação do Planalto, o lema antigo, que citava “união e reconstrução” cumpriu seu papel.
Fonte: Metrópoles













