O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (13/1), que é preciso garantir a estabilidade social, econômica, jurídica e fiscal do país. De acordo com ele, a sanção da lei que institui o comitê da Reforma Tributária é um momento histórico para o Brasil, que deve ser comemorado, e ajuda a conseguir a estabilidade tributária.
Lula relembrou que, em 2007, tentou fazer uma reforma tributária no país, mas o texto ficou parado no Congresso Nacional.
“Eu lembro que nós tentamos fazer uma reforma tributária em 2007, que tínhamos feito reuniões com 27 governadores, 27 governadores concordaram com a reforma tributária. Fizemos reunião com todos os líderes do Congresso, que concordaram com a reforma tributária, quando ele chegou no Congresso Nacional, alguma coisa obscura não permitiu que ela andasse”, disse durante a cerimonia de lançamento da plataforma da reforma tributária.
Participaram da sanção, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
Além disso, o presidente voltou a agradecer o ministro Haddad, que conduziu a política tributária.
“Se não fosse dedicação desse punhado de gente, receber desaforo, receber não. Se não fosse essa dedicação, a gente não estaria hoje vivendo esse momento histórico”, afirmou.

