Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quarta-feira, 31 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Em Alagoas não há registros de casos de intoxicação por metanol, diz Sesau
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Em Alagoas não há registros de casos de intoxicação por metanol, diz Sesau

    2025-10-02T10:08:56-03:000000005631202510

    A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que, até o fim da manhã desta quarta-feira (1º), não houve registro de nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas do tipo destilado no estado.

    O monitoramento está sendo realizado de forma contínua por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), e qualquer suspeita será prontamente notificada e comunicada às autoridades competentes, conforme esclarece a Sesau.

    Além disso, a secretaria orientou que as Vigilâncias Sanitárias Municipais reforcem as ações de fiscalização em estabelecimentos como bares, supermercados, restaurantes e pontos de venda de bebidas, com foco na verificação da origem e legalidade dos produtos. Já a fiscalização da indústria de bebidas alcoólicas é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

    A Sesau também alertou a população para que somente adquira bebidas alcoólicas de fabricantes legalizados, com nota fiscal. Produtos de origem desconhecida devem ser evitados, e, diante de qualquer suspeita, o consumo não deve ocorrer. A orientação segue o princípio da precaução e visa proteger a saúde dos alagoanos.

    Em situações de intoxicação, a recomendação da secretaria é que as pessoas procurem imediatamente o serviço de pronto atendimento mais próximo.

    Em São Paulo, a situação é preocupante. A Secretaria Estadual da Saúde divulgou que subiu para 25 o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol. Desses, 18 ainda estão sendo investigados e 7 já foram confirmados como intoxicação pela substância.

    A cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, confirmou nesta terça-feira (30) mais uma morte com suspeita de ligação ao consumo de bebida contaminada. Mesmo sem esse caso ainda ter sido oficialmente incluído nas estatísticas estaduais, o total de óbitos relacionados à suspeita de intoxicação por metanol permanece em cinco: quatro suspeitos (três na capital e um em São Bernardo) e um confirmado.

    Diante da gravidade da situação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar a origem e uma possível rede de distribuição do metanol presente nas bebidas adulteradas vendidas em São Paulo.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.