O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e cobrou uma reação do Congresso Nacional ainda este ano. Em entrevista concedida ao portal Metrópoles nesta terça-feira (5), o parlamentar afirmou que o magistrado pode atuar para tornar inelegíveis candidatos de direita nas eleições de 2026.
“Chegando ano que vem, o Moraes ainda estando numa posição forte, será que ele não vai deixar inelegíveis todos esses candidatos ao Senado que porventura estiverem cotados como favoritos para ganhar a eleição?”, questionou Eduardo.
O deputado afirmou que ele próprio, o também deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e outros nomes da legenda já enfrentam processos no Supremo, o que, segundo ele, pode abrir caminho para retaliações políticas. “O Moraes vai condenar qualquer pessoa por qualquer motivo”, declarou.
Eduardo Bolsonaro também citou que responde a um processo administrativo como servidor da Polícia Federal, o qual, segundo ele, pode resultar em inelegibilidade como punição. Para o parlamentar, “todos aqueles que já se manifestaram ou tenham o perfil de votar pelo impeachment do Alexandre de Moraes” estariam na mira do ministro e do que chamou de “o sistema”.
Em tom de alerta, Eduardo finalizou: “Não haverá Brasil ano que vem se a gente não resolver esse problema agora.”

