O Tribunal de Justiça de Alagoas realizará, no próximo dia 13 de agosto, às 8h, no Salão do Júri do Fórum de Porto Calvo, a diplomação dos quatro novos vereadores que ocuparão vagas na Câmara Municipal de Japaratinga.
A cerimônia ocorre após decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), que cassou os diplomas de quatro parlamentares eleitos pelo MDB por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024. No dia anterior, 12 de agosto, será feita a recontagem dos votos para oficializar a nova composição da Casa. Já a posse dos vereadores está marcada para o dia 14 de agosto, em sessão da Câmara Municipal.
Em julho, o TRE-AL reconheceu, por unanimidade, que a candidatura de Carla Cristina Lins de Oliveira foi registrada apenas para cumprir a exigência legal de 30% de candidaturas femininas. A decisão cassou os mandatos de Severino Luiz dos Santos Neto (Irmão Silvinho), Rayabe Tavares, Meykson Thiago Trindade Santos (Mequinho da Cícera) e Joselia Belo Buarque (Coca da Saúde), e tornou Carla Lins inelegível.
Com a anulação dos votos do MDB, assumem as vagas Everaldo Solano Vasconcelos (Neto do Anderson – PP), Fábio Benedito da Silva (Fábio Cassaco – PSB), Roosevelt Kenned Franco Rodrigues (Ferrugem do Bertinho – Republicanos) e Poliano de Moura Pinheiro (Pôly – PSDB).