A economia de Maceió deve receber uma injeção de R$ 41,5 milhões neste Dia dos Namorados. A estimativa, baseada em uma Pesquisa de Intenção de Compras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), revela que 54% dos maceioenses planejam comprar presentes e 55,7% pretendem investir em comemorações para a data.
O cálculo do Instituto Fecomércio AL considera o universo de 253,7 mil trabalhadores formais na capital. Para os 54% que vão presentear, o gasto médio será de R$ 162,14, movimentando R$ 22,2 milhões em produtos. Já os 55,7% que focarão nas comemorações devem desembolsar um valor médio de R$ 136,76, totalizando uma injeção de R$ 19,3 milhões em serviços.
Para o presidente da Fecomércio, Adeildo Sotero, o Dia dos Namorados vai além de uma data simbólica, representando uma oportunidade concreta para aquecer a economia local. Ele ressalta que a intenção de comemorar, manifestada por mais da metade da população economicamente ativa, impulsiona diretamente o comércio e os serviços da região. “Isso demonstra não só o lado emocional da data, mas também a confiança do consumidor nas lojas e serviços da cidade. Cada compra movimenta uma ampla cadeia que vai do pequeno ao grande empreendedor e estimula a circulação de renda, sendo um bom período de aquecimento das vendas”, analisa.
Comportamento dos consumidores
Entre as opções de presente para o Dia dos Namorados, os itens de vestuário e acessórios lideram a preferência dos consumidores, sendo a escolha de 35,2% deles. A lista de favoritos continua com artigos de beleza, perfumes e cosméticos (16,4%), calçados (13,1%), chocolates (6,9%), joias e bijuterias (6,3%), além de bolsas, flores e cestas de café da manhã.
Quanto à quantidade, a maior parte dos consumidores (72,5%) planeja comprar um único presente. No entanto, há também quem pretenda investir em dois (21,34%), três (4,3%) ou até quatro (1,8%) itens para celebrar a data.
Na hora da compra, as faixas de preço com mais investimentos serão: entre R$ 151 a R$ 200, para 21%; acima de R$ 400, para 19,6%; entre R$ 101 a R$ 150, para 17,4%; e entre R$ 201 a R$ 250, para 17%. A qualidade (35,3%), o preço baixo (24,2%), as promoções (24%) e o atendimento (6,5%) chamarão a atenção dos consumidores, os quais pretendem ir aos shoppings (40,3%), ao Centro (30,3%), lojas online (22,1%), comércio de bairro (4,2%), feiras (2,1%) e supermercados (0,9%).
A maioria deve parcelar as compras no cartão de crédito (39,5%), que também será utilizado nas modalidades de crédito rotativo (18,4%) e débito (13,6%). Pagamentos via Pix (23%) ou em dinheiro (5,5%) serão outras opções.
Para os 55,7% dos casais que vão comemorar, os lugares serão variados: restaurantes (47,2%); casa (27,4%); viagens (11,2%); shoppings (4,3%); clubes e praias (4,3%); hotéis e motéis (4%); casa de amigos (1%) e barzinho (0,3%). Os valores desembolsados ficarão entre R$ 101 e R$ 150 (23,8%), entre R$ 151 e R$ 200 (22%), acima de R$ 400 (14,2%) e entre R$ 51 e R$ 100 (11,7%).
De acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio, 46% dos entrevistados não irão presentear. Desse total, 75,3% das pessoas não comprarão porque não têm a quem presentear. Outros não irão consumir pelo fato de não terem o hábito de presentear na data (12,3%), de comemorarem de outra forma (5,1%), de estarem endividados (3,4%), desempregados (0,9%) ou mais cautelosos com as compras (2,6%). Um percentual pequeno (0,4%) já foi às lojas antecipadamente e adquiriu o presente.