Uma pesquisa do PoderData, realizada entre os dias 27 e 29 de setembro de 2025, aponta uma queda significativa no número de eleitores que consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pior que o de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).
No levantamento feito no final de maio, 45% dos entrevistados afirmavam que a gestão petista era inferior à administração bolsonarista. Atualmente, esse percentual caiu para 38%. Já o grupo que avalia o governo Lula como melhor cresceu de 30% para 38%, eliminando a diferença de 15 pontos percentuais que havia entre os dois grupos.
Além disso, 22% dos eleitores afirmam não perceber diferença entre as duas gestões, enquanto 1% preferiu não responder.
Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos, totalizando 2.500 entrevistas realizadas em 178 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Para garantir que a amostra reflita fielmente a composição da população brasileira em termos de sexo, idade, renda, escolaridade e região geográfica, o PoderData realiza dezenas de milhares de chamadas telefônicas. Em alguns casos, são feitas mais de 100 mil ligações para alcançar o número necessário de entrevistados representativos.
ESTRATIFICAÇÃO
O Poder360 estratifica os dados por recortes demográficos (sexo, idade, região, escolaridade e renda) e destaca:
- melhor – as taxas são mais altas entre os eleitores mais jovens (55%) e os moradores do Nordeste (46%);
- pior – os percentuais são mais altos entre os eleitores de 25 a 44 anos (46%), os moradores do Sul (49%) e do Centro-Oeste (53%) e os que cursaram o ensino médio (46%).
COMPARAÇÃO DE GOVERNOS X VOTO EM 2022
O PoderData analisou as respostas dos entrevistados sobre a comparação entre os governos, cruzando esses dados com a declaração de voto no segundo turno de 2022. Entre os eleitores que afirmam ter votado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 64% consideram que o governo atual é melhor, enquanto 11% acham que é pior.
Por outro lado, entre os que dizem ter votado em Jair Bolsonaro (PL), apenas 9% veem a gestão petista como melhor, e 77% a consideram pior do que a administração anterior.
APROVAÇÃO DO GOVERNO
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em alta, especialmente após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarar durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU que teve “uma química muito boa” com Lula em um breve encontro nos corredores do evento.
Segundo a pesquisa do PoderData realizada em setembro, 44% dos eleitores aprovam a gestão federal, enquanto 51% a desaprovam. Em comparação com o levantamento anterior, de julho, a aprovação subiu 2 pontos percentuais — dentro da margem de erro — e a desaprovação caiu 3 pontos percentuais. Para conferir os dados completos sobre a avaliação do governo, confira a reportagem.
TRABALHO PESSOAL DE LULA
A pesquisa também avaliou a percepção dos entrevistados sobre a atuação pessoal de Lula à frente do Palácio do Planalto. Para 43% dos eleitores, o desempenho do presidente é considerado “ruim” ou “péssimo” — um aumento de 2 pontos percentuais em dois meses, ainda dentro da margem de erro. Por outro lado, 23% classificam seu trabalho como “bom” ou “ótimo”, enquanto 32% o avaliam como “regular”. Confira a reportagem para ver os dados completos sobre a avaliação pessoal de Lula.