Teve início nessa terça-feira (16) o Fórum Nacional VerdeDemocracia, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), reunindo ministros de tribunais superiores, magistrados, especialistas, servidores da Justiça Eleitoral e representantes da sociedade civil. O evento discute o papel da Justiça Eleitoral diante das mudanças climáticas e da preservação da democracia.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), o desembargador Orlando Rocha, que é diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do estado, participa dos debates com outros diretores de EJEs de todo o país. Ele também acompanha as discussões entre os presidentes dos tribunais eleitorais e destaca a importância da atuação do Judiciário na preservação da vida humana por meio da sustentabilidade, da energia limpa e da descarbonização.
A conferência inaugural foi conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que ressaltou a necessidade de integrar os temas da democracia e da sustentabilidade ambiental. Durante a abertura, o presidente do TRE do Pará, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, destacou o caráter urgente do encontro: “O evento é mais do que um encontro: é um chamado à responsabilidade. A democracia é viva e exige cuidado, comprometimento e união.”
O encerramento do fórum contará com a presença do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçando o envolvimento das mais altas cortes do país na agenda ambiental.
Fonte: GazetaWeb