A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar com o atendimento presencial nos Correios para consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios. A medida visa facilitar o acesso dos segurados aos serviços, especialmente diante das denúncias de cobranças irregulares. Em Maceió, a agência da Rua do Sol, no Centro, já registrava longas filas nas primeiras horas da manhã.
O movimento intenso foi observado logo cedo. Jackson, morador do bairro Gruta de Lourdes, relatou à TV Pajuçara que chegou por volta das 6h30. “Estão descontando desde 2017, e eu nem sabia. Quem descobriu foi um advogado. A bomba estourou agora”, contou, demonstrando surpresa e indignação com a situação que afeta diversos beneficiários.
Além da unidade da Rua do Sol, outras 87 agências dos Correios em Alagoas estão aptas a prestar esse atendimento. Em Maceió, os segurados também podem se dirigir à agência localizada no térreo do shopping da Mangabeiras, na Avenida Comendador Gustavo Paiva, ou à unidade da Avenida Doutor Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins.
Acesso ampliado
A iniciativa representa uma ampliação significativa na rede de atendimento presencial para os beneficiários do INSS, especialmente em regiões que não contam com unidades próprias do instituto. Além disso, reforça o papel dos Correios como um importante aliado do governo federal no combate às fraudes que prejudicaram milhares de idosos em todo o país.
Com mais de 5 mil agências habilitadas em todos os estados, os Correios disponibilizam uma estrutura pública estratégica, essencial para viabilizar esse esforço coletivo de proteção aos aposentados e pensionistas.
A ação também promove inclusão social ao garantir um atendimento humanizado, seguro e totalmente gratuito, contribuindo para assegurar os direitos dos segurados e fortalecer a confiança nos serviços públicos.
“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atuam como um verdadeiro braço do governo federal, a serviço da população. Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente para aqueles que mais precisam”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”.
Para o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, a parceria faz parte do esforço concentrado do governo para atender aposentados e pensionistas lesados pela fraude dos descontos. “Os Correios se somam neste grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que por outro motivo queira receber o auxílio presencial.”
Atendimento com segurança e proteção de dados – A parceria entre o INSS e os Correios estabelece protocolos rigorosos de segurança, garantindo que o atendimento seja realizado exclusivamente por profissionais capacitados, nas unidades próprias da empresa. Os dados dos beneficiários são tratados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando confidencialidade, rastreabilidade e respeito à privacidade.
Cobertura em áreas sem agências habilitadas – Para os locais onde ainda não há agências aptas a prestar o serviço, estão sendo organizadas ações itinerantes e mutirões de atendimento. O objetivo é assegurar que todos os beneficiários, independentemente da região onde vivem, tenham acesso ao serviço de forma ampla e igualitária.
A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.