Pelo menos dois deputados federais do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, divulgaram em suas redes sociais uma notícia falsa envolvendo a filha do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
Mario Frias (PL-RJ) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) compartilharam um vídeo que mostra uma mulher sendo escoltada em um aeroporto nos Estados Unidos. A gravação é acompanhada da legenda: “Sob escolta, filha de Barroso deixa os Estados Unidos”, sugerindo que a mulher nas imagens seria filha do magistrado.
A assessoria do ministro, no entanto, desmentiu a informação. Segundo nota oficial, Barroso tem dois filhos, Luna e Bernardo, e nenhum deles esteve envolvido na situação retratada no vídeo. Luna, especificamente, está em Brasília, onde vive com seu bebê pequeno. Ainda de acordo com a assessoria, ela participou de uma palestra na Universidade de Brasília (UnB) na quarta-feira (29/7), o que comprova que não deixou o país.
A publicação dos deputados bolsonaristas gerou críticas e foi classificada como mais um episódio de desinformação direcionado a membros do Supremo Tribunal Federal. Procurados pela reportagem, Mario Frias e Cabo Gilberto Silva não responderam até o momento. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.