Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 21 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Deputado quer convocar ministro das Relações Exteriores por fala de Lula sobre TikTok na China
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Deputado quer convocar ministro das Relações Exteriores por fala de Lula sobre TikTok na China

    2025-05-15T13:37:04-03:000000000431202505
    Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

    O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil-PE) anunciou que irá apresentar um requerimento para convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados. O parlamentar reagiu às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a rede social TikTok, feitas durante viagem oficial à China.

    Durante o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, Lula teria solicitado o envio de um representante de confiança do governo chinês ao Brasil para discutir questões digitais envolvendo a plataforma TikTok. A primeira-dama, Janja da Silva, também se manifestou no encontro, expressando preocupações com os impactos da rede sobre mulheres e crianças.

    Para Mendonça Filho, a iniciativa do presidente configura um gesto de censura e fere princípios constitucionais.

    “Lula e Janja pediram ao presidente da China, Xi Jinping, a assessoria para controlar e censurar as redes sociais no Brasil. É um absurdo. Uma agressão contra a nossa Constituição, contra a independência do Brasil, contra a liberdade de expressão do nosso povo, agredindo o Parlamento e a sociedade como um todo”, afirmou.

    Lula, por sua vez, negou que o pedido tenha sido feito por Janja e assumiu ter sido ele o autor da solicitação. “Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja”, declarou o presidente em coletiva na terça-feira (13/5). Segundo Lula, a intenção era discutir a regulação de conteúdos digitais e o uso da plataforma, em especial diante de preocupações com a segurança de usuários vulneráveis.

    O presidente também demonstrou desconforto com o vazamento da conversa, que teria ocorrido durante um jantar reservado com Xi Jinping, ministros e parlamentares brasileiros.

    “Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve num jantar em que era uma coisa muito, mas muito confidencial”, lamentou.

    Lula ainda saiu em defesa da primeira-dama, rebatendo críticas sobre sua participação no encontro diplomático.

    “O fato de a minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de rede digital do que eu e resolveu falar”, afirmou.

    O episódio repercute em meio a um cenário global de disputas sobre o controle do TikTok, com pressões de países como os Estados Unidos para que a plataforma seja gerida por empresas locais. No Brasil, o debate sobre a regulação das redes sociais está em curso no Congresso e também no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Caso aprovado, o requerimento de Mendonça Filho pode obrigar o ministro Mauro Vieira a comparecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para prestar esclarecimentos formais sobre a atuação do governo no episódio.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.