Em uma cerimônia marcada pela emoção e pelo reconhecimento, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) entregou, na manhã desta sexta-feira (19), a Comenda Tavares Bastos ao renomado médico pediatra Dr. Milton Hênio de Gouveia. Considerada a mais alta honraria concedida pelo Parlamento estadual, a comenda foi proposta pela deputada estadual Fátima Canuto (MDB).
O evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil, entre eles o ministro Humberto Martins, o deputado Dr. Wanderley, o desembargador Klever Loureiro, o procurador Walber Valente de Lima, o representante da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverly, a pianista Selma Brito, pacientes e a família do Dr. Milton Hênio.
Em seu discurso, a deputada Fátima Canuto destacou a relevância da trajetória do homenageado, que dedicou mais de 60 anos à medicina pediátrica e realizou mais de 200 mil atendimentos ao longo da sua carreira.
“Estou extremamente emocionada, honrada e até nervosa. A responsabilidade de fazer essa homenagem em nome da ALE enche meu coração de orgulho e gratidão. Inicio agradecendo a Deus pela oportunidade de prestar essa homenagem ao ícone da medicina pediátrica de Alagoas e do Brasil, que dedicou mais de 60 anos de carreira e realizou mais de 200 mil atendimentos. Ele não é só médico: cuidou também da alma das mães e dos pais. Quantas pessoas têm o privilégio de ser lembradas com tanto carinho por tanta gente? É preciso reconhecer quem tanto se dedicou ao outro, e essa é a função desta Casa hoje: homenagear o Dr. Milton Hênio”, destacou a deputada.
A deputada também ressaltou a importância de valorizar figuras que marcam a história do Estado.
“Acredito que é preciso reconhecer a quem tanto se dedica pelo outro, e essa é a missão de vida do Dr. Milton. Representando o nosso Estado, hoje só tenho a agradecer por tudo o que o senhor fez e continua inspirando em Alagoas e no Brasil”, declarou.
Encerrando sua fala, Fátima Canuto recitou a “Crônica da Felicidade”, em homenagem às reflexões literárias de Dr. Milton, que também atuou como escritor e cronista em veículos de comunicação.
A emoção também marcou a fala de Antônio Carlos Gouveia, filho do homenageado, que narrou o legado humano do pai.
“Vi tanto sentimento, tanta bondade. Ele diz que é o homem mais feliz do mundo e vive na plenitude. Ele ensina que as coisas verdadeiramente significativas são de graça: o abraço, o beijo, a caridade. Sua profissão foi um sacerdócio”, pontuou.
Dr. Milton Hênio, ao receber a honraria, revelou sua relação histórica com a Assembleia e sua gratidão pelos presentes.
“Aos 10 anos, acompanhava minha tia Maria Alice Braga, funcionária desta Casa, e ouvia os discursos dos deputados. Eu adorava”, disse. O homenageado também agradeceu a presença de todos e a iniciativa da deputada, que o deixou profundamente emocionado e honrado com o reconhecimento.
O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ressaltou que “Milton Hênio é um dos maiores seres humanos que nossa terra já teve, e sua vida se resume em amar as pessoas”, pontuou e parabenizou a deputada Fátima Canuto por propor a merecida homenagem.
Formado em Medicina em 1962, Dr. Milton Hênio construiu uma carreira marcada pela dedicação à pediatria, tornando-se referência no cuidado à infância em Alagoas. Atuou em hospitais, clínicas e instituições sociais, colaborando ainda com a APAE e diversos projetos de saúde pública.
Sua contribuição para Alagoas foi além da medicina. Dr. Milton Hênio também se destacou na cultura, atuando como cronista, escritor e comunicador. Participou de programas de rádio e televisão e publicou artigos que orientaram famílias, unindo ciência, ética e humanismo em cada ação.
Fonte: Assessoria