A Justiça de Mato Grosso do Sul (MS) condenou o pastor David Tonelli Mainarte (foto em destaque) por estelionato religioso. O pastor ficou conhecido após anunciar, nas redes sociais, que detinha superpoderes para operar milagres, prometendo fazer nascer dentes, reconstruir seios e curar cegueiras.
Em troca das promessas, as vítimas desembolsaram valores estabelecidos pelo religioso. Ele foi condenado a um ano de reclusão.
O pastor atuava na Igreja Quadrangular, em São Paulo (SP), e na Igreja Missão Céu na Terra, em Campo Grande.
O caso que resultou na condenação do pastor ocorreu em 2016. Na ocasião, uma moradora de Dourados assistiu a vídeos do pastor no YouTube, nos quais ele prometia curas milagrosas.
Acreditando que poderia eliminar cicatrizes de queimaduras nas pernas, a mulher arcou com os custos de transporte, alimentação e hospedagem do pastor e de sua família para que ele realizasse cultos em uma igreja de Campo Grande.
Um sobrinho da mulher, à época pré-adolescente, também entregou ao pastor os R$ 100 que havia recebido do pai, na esperança de se livrar de uma cicatriz. Eles não alcançaram os resultados prometidos.
A denúncia foi apresentada em janeiro de 2025 pelo promotor de Justiça João Linhares, após a conclusão do inquérito da Polícia Civil.

