Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    quarta-feira, 4 fevereiro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Crescimento do PIB coloca Alagoas acima da média nacional, mas estado ainda enfrenta alta taxa de desemprego
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Crescimento do PIB coloca Alagoas acima da média nacional, mas estado ainda enfrenta alta taxa de desemprego

    2025-11-15T17:58:46-03:000000004630202511

    O desempenho econômico de Alagoas em 2023 avançou acima do ritmo brasileiro e do Nordeste, segundo dados divulgados pelo IBGE . O Produto Interno Bruto do estado chegou a R$ 89,7 bilhões, com crescimento real de 3,5% em relação ao ano anterior. O índice superou a média nacional (3,2%) e a regional (2,9%), deixando Alagoas entre os 14 estados com expansão acima do país.

    O resultado foi impulsionado principalmente pelas atividades de serviços e administração pública, segundo a superintendência do IBGE em Alagoas, que destaca o avanço da atividade econômica e o papel crescente do estado dentro da região. No Nordeste, o desempenho alagoano só ficou atrás de Rio Grande do Norte (4,2%) e Maranhão (3,6%).

    Além do crescimento, o PIB per capita alagoano alcançou R$ 28.675,84, acima da média do Nordeste e o quarto maior da região. Mesmo assim, Alagoas segue com baixa participação no PIB nacional, representando 0,82% do total produzido no país em 2023.

    Apesar do avanço econômico, o mercado de trabalho do estado ainda enfrenta desafios significativos. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua aponta que, no terceiro trimestre deste ano, Alagoas registrou taxa de desemprego de 7,7%, uma das mais altas do país. O índice está acima da média brasileira, que caiu para 5,6%, o menor patamar desde o início da série histórica em 2012.

    Enquanto estados do Centro-Oeste e do Norte foram impulsionados principalmente pela agropecuária, e unidades como Rio de Janeiro se destacaram pela indústria, Alagoas apresenta um cenário em que o crescimento econômico ainda não se traduz plenamente em melhora do mercado de trabalho. A região Nordeste como um todo permanece com taxas de desocupação mais elevadas, reflexo de dificuldades estruturais como menor desenvolvimento econômico e baixa escolarização, segundo o IBGE.

    Os dados mostram que, embora Alagoas avance de forma consistente na economia, ampliando seu peso regional, o estado ainda convive com desafios importantes para transformar esse crescimento em geração de emprego e oportunidades.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2026 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.