Na última segunda-feira (6), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) lançaram dois livros infantis com enfoque contrário às perspectivas de identidade de gênero. Intituladas “Ele é ele” e “Ela é ela”, as obras foram publicadas pela Editora Vida, responsável também por outros títulos do parlamentar mineiro. O conjunto está sendo vendido por R$ 99,99.
Voltados ao público infantil, os livros prometem uma abordagem com “linguagem apropriada para crianças e ilustrações encantadoras”, segundo a descrição oficial. As obras têm uma perspectiva cristã e afirmam celebrar a identidade de meninos e meninas, destacando que “Deus os criou de forma única para cumprirem o propósito que o Senhor estabeleceu para eles nesta terra”.
A obra “Ele é ele” destaca que meninos podem crescer como “verdadeiros homens de Deus”, apresentando qualidades como responsabilidade, bondade, força e coragem. Já “Ela é ela” afirma que meninas, independentemente de seus sonhos ou profissões, podem crescer confiantes como “verdadeiras mulheres de Deus”, com sabedoria, graça e bondade.
Nikolas Ferreira compartilhou o lançamento em suas redes sociais, afirmando que os livros são tanto presentes para filhos quanto ferramentas para pais. Segundo ele, o objetivo é auxiliar famílias que desejam educar seus filhos com “clareza, coragem, princípios inegociáveis e convicção de quem realmente são, de acordo com Deus e a biologia”.
A iniciativa dos parlamentares já gerou reações nas redes, especialmente por abordar questões sensíveis relacionadas à identidade de gênero a partir de uma ótica conservadora. Ainda assim, os autores defendem que as obras são uma contribuição para a formação infantil fundamentada em valores cristãos e biológicos.