A conta de energia dos alagoanos poderá ter um desconto no mês de agosto. A informação foi confirmada após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar, na última terça-feira (15), a liberação de R$ 883 milhões para a concessão de um bônus nas faturas emitidas entre os dias 1º e 31 de agosto de 2025. O montante é proveniente da venda da energia gerada pela parte brasileira da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.
O desconto será aplicado proporcionalmente ao consumo registrado, considerando apenas os meses em que o consumo mensal foi inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) ao longo de 2024. Esse benefício é voltado para os consumidores das classes residencial e rural que se enquadrem nesse critério.
Os consumidores receberão a devolução dos créditos de forma automática, sem precisar fazer cadastro ou qualquer tipo de solicitação. A Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, é operada em parceria entre Brasil e Paraguai. A energia gerada na parte brasileira é vendida no mercado, e a legislação determina que os recursos excedentes obtidos com essa comercialização sejam repassados diretamente aos consumidores.