O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, autorizou oficialmente a realização de um novo concurso público para a Casa Legislativa.
A confirmação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (11), estabelecendo que o certame contemplará os seguintes cargos:
Analista Legislativo, nas seguintes atribuições:
Registro e Redação
Processo Legislativo e Gestão
Comunicação Social
Documentação e Informação Legislativa
Museólogo
Engenheiro
Médico
Técnico Legislativo, nas seguintes atribuições:
Policial Legislativo Federal
Assistente Legislativo e Administrativo
Apesar da autorização do novo concurso da Câmara dos Deputados, ainda não foram divulgados os quantitativos de vagas para provimento imediato nem para formação de cadastro de reserva.
A realização do certame havia sido anunciada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, durante reunião da Casa no último dia 11 de setembro. Na ocasião, ele destacou a importância do concurso para melhorar as condições de trabalho e reforçar o quadro de servidores da instituição.
Além disso, o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026 (PLOA 2026), apresentado ao Congresso no final de agosto, prevê 56 provimentos para a Câmara, correspondentes a cargos atualmente vagos.
A viabilidade do novo concurso foi reforçada com a aprovação da Resolução nº 7, em dezembro de 2023. A norma alterou a nomenclatura dos cargos e elevou o requisito de escolaridade para nível superior, tanto para os cargos de Técnico quanto de Analista Legislativo.
Os salários iniciais são atrativos: R$ 19.616,98 para Técnicos e R$ 29.462,78 para Analistas.