A primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, desembarcou em Nova York na quarta-feira (17), quatro dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela cumpre agenda como enviada especial para mulheres da COP30 e aproveita para visitar lojas nos Estados Unidos.
Janja viajou no avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com a equipe precursora da Presidência para participar da semana de abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Ela está hospedada na residência oficial do embaixador Sérgio Danese.
Lula deve chegar em Nova York no domingo (21) e também ficará na residência do embaixador. Em meio às tensões diplomáticas com os Estados Unidos, presidente do Brasil abrirá a Assembleia Geral da ONU com discurso na terça-feira (23).
Qual loja Janja visitou na Quinta Avenida, em Nova York?
A primeira-dama foi flagrada passeando na Quinta Avenida, rua conhecida pelas grifes como Louis Vuitton, Tiffany, Chanel e Prada. Segundo a Folha de S. Paulo, ela entrou na loja da Uniqlo no fim da tarde de quinta-feira (18).
A marca japonesa de “fast fashion” oferece roupas casuais, minimalistas e funcionais por boa qualidade e preço acessível, com foco no custo-benefício. Janja entrou na loja da Uniqlo acompanhada por quatro seguranças e outras duas pessoas, conforme a Folha.
A primeira-dama tem agenda prevista, nesta sexta-feira (19), no Balanço Ético Global – América do Norte, iniciativa ligada à COP30 que promove diálogo entre lideranças e representantes da sociedade civil sobre ética e justiça na crise climática.
Ela também deve acompanhar o presidente Lula na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU na terça, entre outras reuniões ao longo da semana, como a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados.