Uma mudança inusitada no setor aéreo: a companhia canadense WestJet anunciou que passará a cobrar, indiretamente, pelo ato de reclinar os assentos. A empresa vai reconfigurar 43 aeronaves Boeing 737-8 MAX e 737-800, retirando a função de reclínio da classe econômica.
Com a mudança, os passageiros que desejarem poltronas reclináveis terão que optar pelas cabines premium (12 assentos) ou assentos de conforto estendido (36 assentos) na seção econômica. O primeiro avião reconfigurado deve entrar em operação já no final deste mês.
A WestJet afirma que, mesmo sem o reclínio, os passageiros da classe econômica terão “apoios de cabeça ajustáveis, almofadas e encostos aprimorados”, além de tomadas individuais e suportes para celular ou tablet.
Em nota, a empresa justificou a decisão alegando que seu “objetivo sempre foi tornar as viagens aéreas mais acessíveis para os canadenses”. A WestJet concluiu que “manter preços baixos exige testar novas soluções e observar como elas são recebidas pelo público.”