Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sábado, 20 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Comissão da Câmara avança com PL de Alfredo Gaspar que dobra pena de presos fugitivos
    Municípios

    Comissão da Câmara avança com PL de Alfredo Gaspar que dobra pena de presos fugitivos

    2025-03-26T09:17:35-03:000000003531202503

    A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 2503/2024, proposto pelo deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL). A iniciativa prevê o aumento para o dobro da pena restante de detentos que escaparem de presídios.

    O Projeto de Lei busca alterar o Código Penal e o Código de Processo Penal, visando aprimorar a eficácia e a segurança do sistema penal brasileiro. As modificações propostas incluem o aumento das sanções para presos que se evadirem do sistema prisional e a proibição da concessão de liberdade provisória nessas situações.

    “A aprovação na Comissão de Segurança Pública é um dos passos para efetivação desse projeto tão importante, e que pretende desestimular as fugas, aumentando significativamente as consequências para quem tenta escapar do cumprimento de sua sentença. Ao duplicar a pena remanescente, reforçamos a importância do cumprimento integral das decisões judiciais, promovendo maior respeito às normas estabelecidas e à justiça”, destacou Alfredo Gaspar.

    A discussão sobre o tema se intensificou em 2024, após o registro da primeira fuga de uma penitenciária federal na história da segurança pública do Brasil, evento que gerou custos elevados para a recaptura dos foragidos. Adicionalmente, dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que, entre 2016 e 2023, ocorreram mais de 109 mil fugas de detentos em todo o país.

    Em seu parecer na Comissão, o deputado Aloisio Mendes, relator do projeto, enfatizou a relevância da proposta, argumentando que a fuga de detentos representa uma ameaça não apenas à integridade do sistema prisional, mas também à ordem pública de forma abrangente.

    “Assim, como o ilustre autor da proposta coloca bem em sua justificação, o Estado e a sociedade devem endurecer sobremaneira medidas que coíbam esse tipo de comportamento inaceitável por parte de presidiários. A alteração proposta, visa a garantir que aqueles que demonstram desrespeito às determinações judiciais permaneçam sob custódia, evitando a reincidência em comportamentos que comprometem a segurança e a ordem pública”, colocou.

    Com a aprovação na Comissão de Segurança Pública, a proposta segue agora para análise de sua constitucionalidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser encaminhada para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.