Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    sábado, 10 janeiro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»Municípios»Com presença de Zé Dirceu, 8 de janeiro reúne cerca de 700 pessoas em Maceió
    Municípios

    Com presença de Zé Dirceu, 8 de janeiro reúne cerca de 700 pessoas em Maceió

    2026-01-09T09:10:31-03:000000003131202601

    O dia 8 de janeiro, já marcado na história do Brasil, passou a ter um novo significado em 2026. Em sintonia com um movimento nacional, Alagoas realizou um ato simbólico em defesa da democracia, sediado em Maceió, no Centro de Inovação (CIPT), no bairro de Jaraguá.

    A mobilização foi organizada pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros e reuniu lideranças políticas estaduais e nacionais. O auditório do CIPT ficou lotado, com a presença de cerca de 700 pessoas que participaram do evento em apoio às instituições democráticas.

    O ato teve como principal objetivo repudiar os ataques à Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, apoiadores do então presidente Jair Messias Bolsonaro, inconformados com o resultado das eleições presidenciais, invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, promovendo atos de vandalismo e destruição.

    Além da depredação física, os organizadores do evento ressaltaram que houve uma tentativa de golpe de Estado. Segundo as investigações, Bolsonaro e aliados teriam articulado planos que incluíam o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente do STF, Alexandre de Moraes. As ações resultaram na condenação do ex-presidente a 27 anos e 4 meses de prisão, além das penas aplicadas a seus aliados.

    Outro ponto destacado durante o ato foi o simbolismo do veto presidencial ao Projeto de Lei da Dosimetria, que buscava amenizar penas dos envolvidos. O veto foi assinado pelo presidente Lula justamente em 8 de janeiro de 2026, reforçando o significado histórico da data.

    Entre as autoridades presentes estavam o pré-candidato a deputado federal por São Paulo, Zé Dirceu (PT); o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, Joaquim Soriano (PT); o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; a vereadora por Maceió Teca Nelma (PT); o vereador Silvio Camelo (PV); o secretário estadual de Direitos Humanos, Marcelo Nascimento; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Judson Cabral; e a secretária da Mulher e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma (MDB).

    Durante o evento, Zé Dirceu destacou a importância de manter viva a memória do 8 de janeiro. Para ele, a data deve servir como reflexão sobre os rumos da democracia no Brasil e no mundo. “A democracia foi uma conquista de 21 anos de luta. Lembrar o que aconteceu é fundamental para que não se repita. Estamos aqui para protestar e apoiar o veto do presidente ao PL da Dosimetria”, afirmou.

    Representando a Ufal, o reitor Josealdo Tonholo ressaltou a relevância do veto presidencial no mesmo dia do ato. Ele lembrou o período da ditadura militar e reforçou o compromisso da universidade com a democracia. “Não queremos que o que aconteceu no 8 de janeiro volte a se repetir. E também estamos aqui para celebrar a decisão do presidente Lula, que vetou integralmente o PL da anistia”, declarou.

    Encerrando as falas, o deputado Ronaldo Medeiros afirmou que os crimes cometidos contra a democracia não podem ser esquecidos nem perdoados. “A democracia foi abalada naquele dia. Tentaram deslegitimar as eleições, que são o maior legado de uma nação democrática. Nós não vamos esquecer e não podemos deixar de punir os criminosos”, concluiu.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2026 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.