A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (3/10) que irá retomar, de forma gradual, sua produção de veículos no país a partir do dia 3 de novembro. As fábricas em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP) voltarão a funcionar.
As unidades estavam paralisadas há pouco mais de um mês, após fortes chuvas terem destruído parcialmente a fábrica de Porto Feliz (SP), a única na América Latina a produzir motores para a companhia. A paralisação da unidade de Porto Feliz, que segue sem previsão de retomada, havia interrompido a produção em Indaiatuba e Sorocaba por falta de insumos.
Para efetivar a retomada, a Toyota decidiu importar motores do Japão, sede da empresa. O número exato de motores será avaliado mês a mês.
Em comunicado, a montadora informou a estratégia inicial: “A retomada ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação.”
O plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos que deixaram de ser produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
Com o reinício das operações nas duas unidades, a suspensão temporária dos contratos de trabalho (o “layoff”) será aplicada apenas para os profissionais que atuam na fábrica de Porto Feliz, que segue sem operar.