O mês de novembro é dedicado à valorização da resistência, da cultura e do saber do povo negro. Em Arapiraca, as homenagens à Consciência Negra ganharão força com uma programação diversificada que se estende durante todo o mês, culminando no I Festival da Consciência Negra. O evento, que ocorre entre os dias 17 e 21 de novembro, celebra a ancestralidade e as tradições afro-brasileiras com música, moda e arte. Pela primeira vez, o festival será realizado na Praça Luiz Pereira Lima, e contará com a participação especial da banda Vibrações, uma das atrações mais aguardadas.
A abertura oficial do festival acontece na segunda-feira (17), na Tenda Cultural Afrísio Acácio, reunindo lideranças quilombolas, exposição de indumentárias e uma apresentação do grupo Pérolas Negras. Além das atividades culturais, o público terá acesso a serviços de saúde, educação e assistência social. Parceiros como Dismoto, Grupo Coringa, Uninassau e Tio Vieira também estarão presentes com estandes de apoio e interação com os visitantes.
A Casa da Cultura de Arapiraca também entra na programação, com novas exposições abertas ao público. As produções das comunidades quilombolas do Carrasco e Pau D’Arco, junto com obras da artista Ana Araújo, retratarão histórias, memórias e tradições do povo negro alagoano.
Na terça-feira (18), as atividades continuam no Sesc Arapiraca, com uma visita mediada à galeria que abriga a exposição “Memórias do Inconsciente”, do artista Jhonysson Nobre, além de oficinas de arte. O Teatro Hermeto Pascoal também receberá uma edição especial da Mostra Sesc de Cinema, com filmes que exaltam a cultura e a história afro-brasileira.
A quarta-feira (19) será marcada pela Noite Preta, um dos momentos mais simbólicos da programação. O evento destacará a fé e a herança afro-brasileira com gastronomia, exposições, música e uma roda de conversa com representantes de terreiros locais, como Mãe Rita, Pai Samuel Ketu, Genilda (do Carrasco), Laurinete (do Pau D’Arco) e Pai Quinha. Haverá ainda a entrega de certificados em reconhecimento à luta e à resistência do povo negro. A noite se encerra com os shows das bandas Vibrações e Quiçaça, na Tenda Cultural.
Já no Dia da Consciência Negra (20), o Bosque das Arapiracas será o palco das celebrações, com apresentações dos grupos Brilho da Raça, Pérolas Negras, Afro Ara e Afoxé Xangô Layô. Oficinas de turbantes, pintura afro, tranças e uma feirinha de artesanato complementarão as atividades, junto aos estandes parceiros.
Encerrando as comemorações, na sexta-feira (21), a cidade recebe uma edição especial do Desfile Vestir Agreste, com o tema “Negritude in Foco”. O evento, realizado na Tenda Cultural Afrísio Acácio a partir das 17h, celebra a força, a beleza e a expressividade da moda e cultura negra em Arapiraca.













