Coube ao Ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB/AL), ser mais uma vez porta voz de uma ação do governo federal, ao anunciar, nesta terça-feira (29), o projeto acabando com a exigência de o cidadão ter de frequentar aulas práticas em autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação para condução de motocicletas e veículos de passeio.
É uma proposta que gera controvérsias: se por um lado diminui em 80% os custos para obtenção da CNH, por sua vez causa questionamentos por conta da possiblidade de insegurança e reação das autoescolas, que perderão grande parte do faturamento.
“A autoescolas continuarão oferecendo as aulas e a exigência de aprovação nas provas teórica e prática do Detran será mantida”, apressa-se em esclarecer Renan Filho, ciente de que a repercussão terá efeitos políticos para ele, que pretende em 2026 concorrer pela tereira vez ao governo de Alagoas.
Pelo projeto, as aulas teóricas serão online e gratuitas e os candidatos a obter CNH pagarão apenas as taxas do Detran e exames médicos para concluir o processo.
Como responsável pelo anúncio da medida, o próprio Renan Filho é quem vai sentir na pele (ou na urna), como candidato, as consequências práticas dessa proposta.
Fonte – Blog do Flávio Gomes de Barros