
As chuvas que atingem Maceió desde a última sexta-feira (16) devem continuar até o próximo sábado (24), segundo previsão divulgada pela Defesa Civil Municipal. Em apenas quatro dias, a capital alagoana já acumula 494 milímetros de precipitação, sendo 120 mm registrados apenas nas últimas 24 horas.
O volume atípico de chuvas tem provocado transtornos em diversas regiões da cidade, com registros de alagamentos, deslizamentos de barreiras e desabamentos de residências. Até o momento, as equipes da Defesa Civil atenderam 633 ocorrências, das quais 272 são deslizamentos de barreiras.
A situação forçou 257 pessoas a deixarem suas casas. Desse total, 244 estão desalojadas, sendo acolhidas temporariamente por parentes ou amigos, enquanto 13 estão desabrigadas e foram levadas para o abrigo municipal disponibilizado pela prefeitura.
Em nota, o órgão reforçou a importância de atenção redobrada por parte da população e recomendou que moradores de áreas de risco fiquem atentos aos sinais de deslizamento, como trincas nas paredes ou inclinação de árvores e postes.
Para emergências, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil pelos números 199 ou 156. Também é possível receber mensagens de alerta, de forma gratuita, enviando o CEP por SMS para o número 40199.