Célio Herculano da Silva, mais conhecido pelo seu nome artístico “Mamulengo das Alagoas”, é um artista popular de Maceió que se destacou na cena cultural alagoana, mas que foi preso na noite dessa segunda-feira (29) sob suspeita de ter cometido estupro e roubo contra uma turista na Praia do Francês em 2015.
Nascido em Maceió, Célio Herculano cresceu imerso nas manifestações culturais nordestinas, como forró, coco de roda e pastoril. Ele iniciou sua carreira nos anos 80, ganhando notoriedade em quadrilhas juninas.
O apelido que deu origem ao seu nome artístico, “Mamulengo”, foi dado pelo zabumbeiro Edinho, em referência ao seu jeito “molengo” de dançar.
Sua fama foi consolidada através de suas performances no extinto forró Lampião, onde criou sua marca registrada: a “Dança da Boneca”. Essa coreografia é registrada na Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e contava com um personagem inspirado em um boneco feito por seu pai, um artista plástico, e uma boneca de pano costurada por sua mãe.
Mamulengo também foi o fundador da banda Os Mamulengos do Forró, que se apresentou em programas de televisão nacionais, hotéis e festas, contribuindo para a difusão da cultura popular de Alagoas para turistas e novos públicos.