Nesta sexta-feira (10), Steven Cheung, porta-voz da Casa Branca, manifestou descontentamento com a decisão do Comitê Norueguês do Nobel de conceder o Prêmio Nobel da Paz à líder da oposição venezuelana María Corina Machado, em vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em uma publicação na rede social X, Cheung afirmou que “o presidente Trump continuará fazendo acordos de paz, acabando com guerras e salvando vidas”. Segundo ele, Trump possui “o coração de um humanitário” e seria insubstituível, capaz de “mover montanhas com a força de sua vontade”. Cheung também acusou o comitê do Nobel de priorizar interesses políticos em detrimento da paz.
A escolha de María Corina Machado foi justificada pelo comitê como um reconhecimento aos “corajosos defensores da liberdade que se levantam e resistem” a regimes autoritários. Apesar de ainda não ter comentado diretamente a decisão, Trump publicou, nesta sexta-feira (10), três vídeos em sua plataforma Truth Social, comemorando o acordo de cessar-fogo em Gaza, que ele afirma ter ajudado a articular.