O influenciador digital Carlinhos Maia está sendo processado por uma seguidora que o acusa de fazer propaganda enganosa ao divulgar uma empresa que prometia limpar o nome de negativados. A ação, que tramita na Justiça, pede uma indenização de R$ 30 mil por danos morais.
Segundo informações da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, a autora do processo, moradora de Nova Iguaçu (RJ), relata que foi atraída por um vídeo publicado por Carlinhos, no qual o humorista convida seus seguidores a “começar 2025 com o nome limpo”, por meio da empresa Positivo. A promessa incluía limpar o nome em até 30 dias e liberar um cartão de crédito para negativados.
A seguidora afirma que contratou os serviços da empresa anunciada pelo influenciador, pagando R$ 497 por um pacote que prometia retirar seu nome dos cadastros de inadimplência em até 15 dias, por meio de uma ação judicial, sem necessidade de negociação com credores. O contrato também oferecia uma “blindagem” de seis meses contra novas negativações.
No entanto, conforme alegado no processo, o serviço não foi prestado conforme o prometido. A consumidora acusa a empresa de não cumprir o que foi divulgado e responsabiliza Carlinhos Maia por induzir seus seguidores ao erro, utilizando sua influência para promover o serviço.
Até o momento, nem Carlinhos Maia nem a empresa Positivo se pronunciaram publicamente sobre o caso. A Justiça vai avaliar a responsabilidade do influenciador na divulgação e se há comprovação de dano moral à autora da ação.

