Interessados em participar do Concurso Nacional Unificado (CNU) afirmam ter enfrentado falhas no site de inscrição, cujo prazo se encerrou no domingo (20), às 23h59. Apesar dos relatos, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) não confirmou qualquer instabilidade na plataforma e informou que não haverá prorrogação do prazo.
No portal Reclame Aqui, a banca organizadora, FGV Concursos, recebeu 371 queixas entre 22h30 de domingo e 1h30 desta segunda (21). A maioria das reclamações está relacionada a erros no momento da inscrição ou ao pagamento da taxa. Até o momento, a banca não respondeu aos relatos.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) afirma que as informações oficiais sobre o concurso são responsabilidade do MGI, que registrou 180 mil inscrições no último dia de prazo, sendo 20 mil realizadas nos últimos 15 minutos.
Para quem conseguiu se inscrever, o pagamento da taxa pode ser feito até as 23h59 desta segunda-feira (21), no site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. A comissão organizadora alerta para que os candidatos não deixem para efetuar o pagamento na última hora, evitando instabilidades ou falhas de compensação, especialmente no caso de boletos.
Candidatos relatam dificuldades
Alê Lopes, professora de ciência política e realidade brasileira do Estratégia Concursos, disse que vários de seus alunos não conseguiram concluir a inscrição devido a mensagens de erro, travamentos e problemas no questionário socioeconômico.
“Eu mesma tentei algumas vezes para ajudar os alunos e também não consegui. Isso ocorreu o dia todo no domingo. Prejudicou muitas pessoas, inclusive alunos que já estavam estudando há meses”, afirmou.
Um candidato de Campo Grande (MS) relatou ter tentado a inscrição por mais de seis horas, sem sucesso.
“Pedia para atualizar a página, mas, quando atualizava, perdia tudo. Depois dizia que o CPF já estava em uso”, contou.
Para se resguardar, ele fez prints das telas como prova das tentativas dentro do prazo legal e enviou as imagens ao e-mail do concurso.
O que fazer se não conseguiu se inscrever?
De acordo com o advogado Gabriel Britto Silva, diretor jurídico do Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci), candidatos que tenham provas documentais, como prints de tela, podem acionar a Justiça.
“Se houver comprovação de falha do sistema que impediu a inscrição dentro do prazo, é possível ingressar com uma ação judicial contra a União e a banca organizadora, solicitando liminarmente a efetivação da inscrição”, explicou.
A orientação é procurar o Juizado Especial Federal mais próximo e apresentar as provas. “Caberá ao juiz, de acordo com as evidências, deferir ou não o pedido”, acrescentou.
Os candidatos também podem entrar em contato com a banca organizadora pelos canais oficiais: telefone 0800 591 0452 e e-mail cpnu2@fgv.br.
Passo a passo para pagamento da inscrição
1. Acesse o site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2;
2. Clique em “Página de Acompanhamento”;
3. Faça login com sua conta Gov.br;
4. Em “Inscrições”, localize “Concurso Público Nacional Unificado – CNU 2” e clique em “Pagamento”;
5. Escolha a forma de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto);
6. Efetue o pagamento até as 23h59 desta segunda (21).
O MGI reforça que o pagamento deve ser feito com antecedência, principalmente no caso de boletos, que podem depender do horário bancário para compensação.

