A campanha de coleta seletiva que atua nos eventos de verão da capital alagoana prossegue com suas atividades no Verão Massayó 2026. Apenas no primeiro final de semana do evento, realizado no bairro Jaraguá, as cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió coletaram 2,6 toneladas de materiais recicláveis.
A iniciativa, coordenada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), envolve mais de 170 catadores e tem como objetivo recolher materiais passíveis de reciclagem no ambiente dos shows. A ação busca evitar o acúmulo de resíduos que, de outra forma, poderiam chegar às praias da cidade. As cooperativas Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes seguem com o trabalho nos próximos dias do evento.
Além de recolher itens como garrafas plásticas, latinhas de metal, papelão e embalagens diversas, a campanha também gera renda para as famílias dos cooperados. Patrícia Ramos, presidente da Cooprel Benedito Bentes, celebrou a continuidade da parceria. “É muito importante estarmos aqui mais uma vez. Mais um ano de parceria, de geração de renda, de cuidados com o meio ambiente e destinação correta dos resíduos. Nossa gratidão à prefeitura por pensar nas nossas famílias e no nosso emprego”, afirmou.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, destacou a relevância da participação das cooperativas nos grandes eventos municipais. “Mais uma vez sentimos o quanto é necessário essa campanha atuar nos eventos da Prefeitura de Maceió. São diversas toneladas de materiais recolhidas e destinadas para o local correto, evitando que destruam a beleza das ruas e praias da nossa cidade, e acima de tudo, preservando o meio ambiente”, disse.
Operação de limpeza
A Alurb também implementou um esquema especial de limpeza para o polo do evento. Cerca de 200 garis realizam a manutenção diária da área. Após cada dia de atrações, a equipe faz a higienização do local, contando com o apoio de um caminhão pipa e dos triciclos elétricos do projeto Ecoleta, preparando o espaço para as apresentações do dia seguinte.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da Autarquia, reforçou a importância da colaboração do público. “A limpeza ganhou reforço para manter tudo limpo e organizado. No entanto, é necessária a consciência das pessoas para agir da forma correta, levando seu lixo para o local adequado, evitando o acúmulo no chão ou áreas comuns do ambiente”, completou.

