A cidade de Pão de Açúcar, no interior de Alagoas, registrou nessa segunda-feira (24) a maior temperatura do país, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Por volta das 15h, os termômetros da cidade, localizada às margens do Rio São Francisco, marcaram 38,5°C, a maior temperatura do dia em todas as regiões do Brasil.
No início deste mês, mais precisamente no dia 7, Pão de Açúcar também registrou a maior máxima do país, atingindo 39,1°C. Na mesma data, a cidade de Piranhas, também em Alagoas, ficou com a terceira maior temperatura do Brasil, com 38,5°C.
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta de baixa umidade para algumas regiões do estado, incluindo o Sertão, o Sertão do São Francisco e o Agreste. O aviso, que coloca essas áreas em Estado de Atenção, permanece válido até quinta-feira (27).
Segundo a Semarh, a queda na umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% em determinados períodos do dia, é provocada por uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Esse cenário também dificulta a formação de nuvens convectivas sobre o estado.

