A Caixa Econômica Federal está preparando a criação de um fundo imobiliário (FII) lastreado em ativos dos Correios. A operação é uma das estratégias do governo federal para reequilibrar as finanças da estatal, que está em reestruturação. A informação foi confirmada pela assessoria do banco nesta quinta-feira (23/10).
O fundo será composto por parte do portfólio imobiliário dos Correios, incluindo prédios e terrenos. O objetivo é transformar esses ativos fixos em liquidez. Na prática, a Caixa estruturará o FII e venderá cotas a investidores, e o dinheiro arrecadado será injetado diretamente no caixa dos Correios.
Os Correios continuarão a utilizar parte dos imóveis, mas passarão a pagar aluguel sobre eles. Os valores desses aluguéis ou da exploração dos bens servirão para remunerar os cotistas do fundo.
A Caixa será a responsável por estruturar e lançar o FII. A possibilidade de o banco oferecer empréstimos complementares à operação ainda está sendo analisada. A criação do fundo integra um plano mais amplo de recuperação financeira da estatal, com apoio do governo federal.













