A brasileira Lucinete Freitas, de 55 anos, natural de Aracoiaba, no interior do Ceará, está desaparecida em Portugal há mais de uma semana.
O último contato com a família ocorreu por telefone no dia 5 de dezembro. Em entrevista ao UOL, o marido, Teodoro Júnior, relatou que Lucinete vive no país europeu há cerca de sete meses, para onde se mudou em busca de trabalho.
Atualmente, Lucinete trabalha como babá e mora em um quarto na cidade de Amadora, na região metropolitana de Lisboa. No dia do último contato, ela informou ao marido que viajaria para o Algarve, no sul de Portugal, acompanhada de uma amiga, para visitar um apartamento que pretendia alugar.
Segundo o marido, a intenção da brasileira era levar o esposo e o filho de 14 anos para morar em Portugal no próximo ano. No entanto, a pessoa responsável pela locação informou que Lucinete não compareceu à visita marcada.
Desde então, a mulher não atende ligações nem responde às mensagens da família. O estranhamento aumentou porque Lucinete costumava falar com os parentes diariamente, e algumas mensagens chegaram a ser visualizadas, mas não respondidas.
A família para a qual Lucinete trabalha informou que ela não compareceu ao serviço desde o dia 6 de dezembro. Teodoro Júnior afirmou ainda que não conhece a suposta amiga que acompanharia a esposa na viagem, o que aumenta o mistério em torno do caso.
Casados há 15 anos, Teodoro segue em busca de informações que possam ajudar a localizar Lucinete. Ele afirmou já ter entrado em contato com a Embaixada do Brasil em Portugal e com o Ministério das Relações Exteriores para comunicar o desaparecimento, mas disse que ainda aguarda retorno das autoridades.

