O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou da inauguração de unidade da Embraer em Nova Délhi e coordenou a assinatura de acordos bilaterais durante missão oficial à Índia.
Em avaliação da agenda realizada nesta sexta-feira (17), o ministro destacou o crescimento de investimentos recíprocos entre empresas dos dois países. “Percebemos um aumento dos investimentos de empresas indianas no Brasil e de empresas brasileiras na Índia”, afirmou Alckmin após reunião com empresários dos dois países.
No setor aeronáutico, foi registrado interesse da Força Aérea Indiana na aquisição da aeronave cargueira C-390, fabricada pela Embraer. O ministro da Defesa, José Múcio, presente na comitiva, classificou a abertura do escritório como “um passo concreto na construção de pontes industriais e tecnológicas”.
Acordos comerciais
Os governos estabeleceram cronograma para ampliar o Acordo de Comércio Preferencial entre Mercosul e Índia, atualmente limitado a 450 categorias de produtos. A meta bilateral é elevar o fluxo comercial para US$ 15 bilhões em 2025 e US$ 20 bilhões até 2026.
Medidas de facilitação
Foram publicados decretos para facilitar investimentos e evitar bitributação, além da implementação de visto eletrônico para atividades comerciais a partir da próxima semana.
Outros setores
Saúde: Fiocruz firmou parceria para transferência de tecnologia de vacinas com empresa indiana
Energia: Petrobras contratou exportação de 6 milhões de barris de petróleo
Exploração: Brasil convidou a Índia para participar de licitações de blocos de petróleo nas bacias de Campos e Santos
A comitiva brasileira contou com representantes de 20 setores econômicos, incluindo agronegócio, tecnologia e energia.